quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Em vista da Lei Federal 10.634/2003 que tornou obrigatória a inclusão da temática História e cultura afro-brasileira, o Centro de Memória da Bahia indica a leitura da obra História da África e dos africanos na escola.

1º Encontro de Professores: iniciativas e propostas

Confira agora a programação completa para o mês de dezembro:

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
Elementar: a química que faz o mundo - Revelar os segredos dessa ciência e o seu desenvolvimento ao longo do tempo é a proposta da exposição Elementar - a química que faz o mundo. Desde o simples ato de fazer fogo até o complexo manuseio dos nanomateriais em avançados laboratórios; a mostra retrata, sobretudo, a química no mundo em que vivemos. Em cartaz a partir do dia 28 de novembro.

Tesouros do Museu Nacional - A exposição coleções científicas formadas por insetos, moluscos, rochas e outros. Ao todo são 92 peças em três dimensões do acervo arqueológico e paleontológico do Museu Nacional. Além das peças, a exposição traz reproduções fotográficas de uma preguiça gigante, um meteorito de bendengó e do trono africano de Daomé.

Reflexo das Marés - Desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Manguezais (Nema), da UERJ, a mostra tem como objetivo conscientizar o visitante sobre a importância desse ecossistema para a sobrevida de muitas espécies. A mostra revela toda a riqueza de um dos ecossistemas mais produtivos do mundo: o manguezal. Ao todo são 25 registros fotográficos da fauna e flora dos manguezais brasileiros e até mesmo de outros países.

Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas - A exposição contempla a essência criativa de um cientista e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos seus desenhos. Além das peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a exposição reúne também textos e esboços ampliados da obra do cientista.

Pequenos Companheiros - A exposição temporária “Pequenos Companheiros” conta a evolução desses equipamentos ao longo dos anos e seus impactos no mundo contemporâneo. O objetivo é divulgar a importância destes equipamentos nas descobertas científicas e tecnológicas para a humanidade. A grande atração da mostra é a réplica em tamanho real do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik I.

Fotografias da Ciência na Amazônia - A exposição temporária traz relatos documentados em fotos das excursões à Amazônia realizadas pelos cientistas: Rondon, Euclides da Cunha, Roquette-Pinto, Mário de Andrade, Evandro Chagas, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A exposição, que pertence ao acervo da Fiocruz, ressaltada a importância da imagem enquanto instrumento de pesquisa dos cientistas.


Nascer - A partir de objetos, textos e imagens, a exposição ressalta a diversidade cultural em torno do fenômeno do nascimento. A exposição é dividida em três módulos – ‘A Concepção’, ‘Nascimento’ e ‘Apresentação da Criança à Sociedade’ –, que incluem instrumentos científicos, obras de arte e as etapas que compõem o ato de nascer. A exposição é uma realização da Fiocruz em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com a colaboração do Consórcio Cederj. Não disponível para agendamento.

Horários: de terça à sábado, das 9h às 17h; domingo e feriados, das 13h às 17h.
* Para o público escolar e grupos, as exposições são agendadas.
PLANETÁRIO

O planetário é um projetor que permite a observação simulada do céu, sobretudo o noturno. As sessões são conduzidas por mediadores capacitados para dar o suporte necessário. A apresentação tem duração média de 50 minutos. Capacidade: 52 lugares. Classificação livre. Entrada Franca.

Horários do Planetário:
Terça à sexta, aberto para agendamento.
Sábado, domingo e feriado, aberto ao público em dois horários: 14h e 15h. Com distribuição de senha meia hora antes de cada sessão.

AGENDAMENTO

O programa de atendimento ao público escolar é direcionado as escolas e grupos. Trata-se de um serviço de visitação mediada definido de acordo com a faixa etária e/ou escolar do grupo. Para fazer o agendamento é necessário ter, no mínimo, 15 pessoas e, no máximo, 68. O programa de visitas agendadas funciona de terça à sexta. O serviço é gratuito.

Atividades agendadas:
- Exposições: Tesouros do Museu Nacional; Reflexo das Marés; Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas, Pequenos Companheiros e Fotografias da Ciência na Amazônia.

- Planetário: De terça à sexta, nos seguintes horários: 9:15, 10:15, 11:15, 13:40, 14:40 e 15:40.

Telefone para o agendamento: (21) 2671-7797. O setor de atendimento está disponível de terça à sexta, a partir das 9:00 até às 16:45.


programação do 3º Fórum itinerante



TEMA 2012 – Encontros e confrontos educacionais:

ETNIA, GÊNERO, HOMOAFETIVIDADE E RELIGIÃO.

Breve histórico

A ideia deste fórum itinerante não é nova. No final dos anos 80 e início dos 90, o Projeto Diálogo Entre Povos já realizava seminários descentralizados (no Rio de Janeiro, Niterói, Nova Iguaçu, Friburgo, Caxias) para discutir questões de gênero, cultura e etnia em relação a educação. Contudo, foi após o grupo de trabalho ENCONTROS E CONFRONTOS EDUCACIONAIS: DIALOGANDO SOBRE PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS, proposto à comissão organizadora da ALAADAB (Associação Latino-americana de Estudos Africanos e Asiáticos do Brasil), em 2008, animadas pelo significativo número de trabalhos inscritos neste GT, que tivemos a compreensão da importância da visibilização de ações político-pedagógicas que fortaleçam nossa capacidade criativa e de mudança.Em 2009, realizamos o nosso primeiro encontro, na UERJ, abordando o tema “A DIVERSIDADE NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: questões de gênero, etnia, necessidades especiais, orientação sexual, como trabalhar?”, em 2010 realizamos o segundo com o tema Racismo, no SINPRO-Rio,com a parceria do LAESER e dentre muitos apoios, o da Unicef.Em 2012,outubro, voltamos a apresentar o GT ENCONTROS E CONFRONTOS EDUCACIONAIS: DIALOGANDO SOBRE PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS EM DIFERENTES CONTEXTOS EDUCATIVOS, agora na Alaada Argentina,Tucúman e agora, realizaremos o nosso terceiro fórum.
 

Comemoração dos 92 anos de Clarice Lispector


VAMOS LER OS LIVROS INFANTIS DE CLARICE LISPECTOR?

A mulher que matou os peixes; A vida íntima de Laura; Como nasceram as estrelas; O mistério do coelho pensante; Quase de verdade.

No artigo da revista tem uma entrevista com a Clarice à TV Cultura no ano de sua morte em 1977.
http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=42


Fórum itinerante 3ª edição


terça-feira, 4 de dezembro de 2012





Propaganda do Curso Oferecido pela turma 6  em janeiro/2013


FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - FEBF
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE POFESSORES
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA III- TURMA 6



                                 CURSO PREPATÓRIO

                                      GRATUITO


Concursos Públicos para o Magistério: Investimento na Formação



Período do Curso e horário:   22/01/2013    a      20/02/2013- 
Dias 3º e 4º feiras- 8 encontros- 
Horário: 18 h às 20:30H
 

Local: FEBF – Sala 208
Publico: Alunos do Curso de Formação de magistério
Preencher Ficha de Inscrição



Temas :

Atualização na  Legislação Educacional

Educação Infantil: Diretrizes e Orientações         Curriculares
                              Cuidar e Educar
  Ludicidade e as       Linguagens
                                Planejamento e Avaliação   

Saberes da Docência( Didática )
                      Planejamento- Antonio Zabala
                      Relação: professor e aluno no      cotidiano   escolar
                      Avaliação

Fundamentos da Educação:
                        Psicologia da Aprendizagem:    Piaget e Vygotsk
                        Filosofia da Educação
  Educação Inclusiva

Língua Portuguesa :Relações de Sentido:   Conectores- Coesão e coerência 
Compreensão de textos e   gêneros

Alfabetização e letramento



“Aprendi que se depende sempre,
De tanta muito diferente gente
Toda pessoa sempre é as marcas
Das lições diárias de outras pessoas...”
(Gonzaguinha)

Responsáveis  pelo Curso
Licenciandos de Pedagogia
Turma 6

Ariane Roldão de Oliveira
Brena Sato Lopes
Cristiana Vieira
Edna do Nascimento Gomes
Elaine dos Santos Oliveira
Elisa Tavares Ribeiro
Erica Micaela
Helen Caroline Cruz Viana
Hugo Moreira Lima
Julio César da Silva
Márcia Aparecida Marcelino
Paula Soares dos Santos  Silva
Vanessa Silva da Rosa
Viviane Glicério Chaves

Prof. Vera Campos


Certificado com freqüência de 75%



Local: FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE – FEBF/UERJ
Rua General Manoel Rabelo s/nº 
Bairro Vila São Luis  Duque de Caxias-   CEP 25065-050  tel.(021) 3651 85 26

Ponto de Referência: Praça da Vila São Luis
Linhas de ônibus do centro de Caxias:
REGINAS – Periquitos X Variante; Hosp. Infantil X Gramacho.
FABIOS – 21 de Abril, Igreja São Jorge
UNIAO – Petrobras, Ana Clara.

Agenda

DIA 5.12.2012

II Mostra de Experiências Pedagógicas de Nova Iguaçu. Não há folder porque a SME nao preparou, mas trata-se de conclusão de Curso de Extensão que fizemos em parceria, FEBF/UERJ e SME NI. Trata-se de culminância, na qual as Orientadoras Pedagógicas apresentarão as experiências que desenvolveram em suas escolas como atividades interligadas ao curso. O curso desenvolveu-se dentro da perspectiva teórico-metodológica da pesquisação.
A Mostra ocorrerá no horário de 8 as 12 horas, do dia 05/12. 
Local:
Casa de Cultura Sylvio Monteiro
Rua getúlio Vargas, 51 - Centro - Nova Iguaçu.

PRÓXIMO AO CEDERJ .  REFERENCIA: ESTAÇÃO DE TREM
Aos alunos da FEBF que comparecerem, nós, do GEPACT (Grupo de Estudos em Avaliação, Currículo e Trabalho Pedagógico) emitiremos certificado de 4 horas.

Turma 6 de Estágio em docência III- 2º/ 20012

Objetivos: Analisar o processo de gestão no âmbito escolar, bem como os modelos de                 formação de professores dos anos iniciais no nível médio.
Ementa:
Pesquisa na  realidade escolar: processo de observação, problematização e elaboração de projetos no âmbito da gestão  da  escola  básica.Planejamento,  desenvolvimento  e  avaliação  de  propostas  para  a    formação  inicial  e continuada de professores.