EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS
Elementar: a química que faz o mundo - Revelar os segredos dessa ciência e o seu desenvolvimento ao longo do tempo é a proposta da exposição Elementar - a química que faz o mundo. Desde o simples ato de fazer fogo até o complexo manuseio dos nanomateriais em avançados laboratórios; a mostra retrata, sobretudo, a química no mundo em que vivemos. Em cartaz a partir do dia 28 de novembro.
Tesouros do Museu Nacional - A exposição coleções científicas formadas por insetos, moluscos, rochas e outros. Ao todo são 92 peças em três dimensões do acervo arqueológico e paleontológico do Museu Nacional. Além das peças, a exposição traz reproduções fotográficas de uma preguiça gigante, um meteorito de bendengó e do trono africano de Daomé.
Reflexo das Marés - Desenvolvida pelo Núcleo de Estudos em Manguezais (Nema), da UERJ, a mostra tem como objetivo conscientizar o visitante sobre a importância desse ecossistema para a sobrevida de muitas espécies. A mostra revela toda a riqueza de um dos ecossistemas mais produtivos do mundo: o manguezal. Ao todo são 25 registros fotográficos da fauna e flora dos manguezais brasileiros e até mesmo de outros países.
Leonardo da Vinci - Maravilhas Mecânicas - A exposição contempla a essência criativa de um cientista e surpreende ao recriar modelos em três dimensões de alguns dos seus desenhos. Além das peças do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a exposição reúne também textos e esboços ampliados da obra do cientista.
Pequenos Companheiros - A exposição temporária “Pequenos Companheiros” conta a evolução desses equipamentos ao longo dos anos e seus impactos no mundo contemporâneo. O objetivo é divulgar a importância destes equipamentos nas descobertas científicas e tecnológicas para a humanidade. A grande atração da mostra é a réplica em tamanho real do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik I.
Fotografias da Ciência na Amazônia - A exposição temporária traz relatos documentados em fotos das excursões à Amazônia realizadas pelos cientistas: Rondon, Euclides da Cunha, Roquette-Pinto, Mário de Andrade, Evandro Chagas, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A exposição, que pertence ao acervo da Fiocruz, ressaltada a importância da imagem enquanto instrumento de pesquisa dos cientistas.
Nascer - A partir de objetos, textos e imagens, a exposição ressalta a diversidade cultural em torno do fenômeno do nascimento. A exposição é dividida em três módulos – ‘A Concepção’, ‘Nascimento’ e ‘Apresentação da Criança à Sociedade’ –, que incluem instrumentos científicos, obras de arte e as etapas que compõem o ato de nascer. A exposição é uma realização da Fiocruz em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com a colaboração do Consórcio Cederj. Não disponível para agendamento.
Horários: de terça à sábado, das 9h às 17h; domingo e feriados, das 13h às 17h.
* Para o público escolar e grupos, as exposições são agendadas.
PLANETÁRIO
O planetário é um projetor que permite a observação simulada do céu, sobretudo o noturno. As sessões são conduzidas por mediadores capacitados para dar o suporte necessário. A apresentação tem duração média de 50 minutos. Capacidade: 52 lugares. Classificação livre. Entrada Franca.
Horários do Planetário:
Terça à sexta, aberto para agendamento.
Sábado, domingo e feriado, aberto ao público em dois horários: 14h e 15h. Com distribuição de senha meia hora antes de cada sessão.
AGENDAMENTO
O programa de atendimento ao público escolar é direcionado as escolas e grupos. Trata-se de um serviço de visitação mediada definido de acordo com a faixa etária e/ou escolar do grupo. Para fazer o agendamento é necessário ter, no mínimo, 15 pessoas e, no máximo, 68. O programa de visitas agendadas funciona de terça à sexta. O serviço é gratuito.
Atividades agendadas:
- Exposições: Tesouros do Museu Nacional; Reflexo das Marés; Leonardo da Vinci: Maravilhas Mecânicas, Pequenos Companheiros e Fotografias da Ciência na Amazônia.
- Planetário: De terça à sexta, nos seguintes horários: 9:15, 10:15, 11:15, 13:40, 14:40 e 15:40.
Telefone para o agendamento: (21) 2671-7797. O setor de atendimento está disponível de terça à sexta, a partir das 9:00 até às 16:45.

Nenhum comentário:
Postar um comentário