domingo, 5 de janeiro de 2014

Oficina no IERS:16.10.13 Relações deEquidade dos Gênero



Oficina do Grupo: Camila Lima, Isabella Santos e  Luciene Carvalho
 
Esquema do plano de Aula

Dados de Identificação:
Temática: Equidade de Gênero
Unidade: IEGRS
Participantes: alunos do curso  Normal
Responsáveis: Luciane Simões, Camila  Lima e Isabella Cristina Monteiro

Justificativa:
Tendo em vista a importância da temática para a educação Infantil e com a finalidade de desenvolver a conscientização a respeito da diversidade cultural na construção do gênero, através  da observação e interação social e afetiva apresentada na Educação Infantil.
Objetivos:
·        Apreciar  a produção visual sensibilizando a reflexão sobre  a questão da desigualdade nas relações de  gênero;
·        Identificar as problemáticas ocasionadas pela má compreensão sobre a diversidade de gênero, bem como a diversidade cultural;
·        Construir novos saberes e novas perspectivas de ação na busca da solução das problemáticas no âmbito da educação;

Procedimentos:

·        Mobilização

- Apresentação de um vídeo de 5 minutos utilizando notebook; ( uma opção/ nós levaremos o notebook)
- Apresentação de frases e ditos populares que apresentaremos da seguinte forma:
Dividiremos em grupos compatíveis a quantidade de participantes da oficina e cada grupo ficará com uma frase e através da mesma criar uma dramatização que exponha o seu conhecimento e opinião acerca do tema.
Ex: Rosa é cor para menina, futebol a brincadeira de menino, homem não chora, lugar de mulher é em casa, homem que é homem é pegador... etc.
Após apreciação das dramatizações, abriremos em debate para  verificação do conhecimento prévio do grupo.

Construção do conhecimento

- Conceito de Gênero;
-Trabalhando gênero na Família e na escola;
-Gênero e as formas de classificação social.
(Cada uma de nós tratará de uma das temáticas. Levaremos o material impresso para o grupo)

Síntese e Avaliação:

- Utilizaremos a letra da canção “Amélia, mulheres de verdade” e através da apresentação da mesma iremos solicitar que o grupo faça uma produção textual, que seja poesia, paródia ou afim, para traçar um comparativo entre a mulher do passado e a mulher contemporânea. Estas produções formarão o portifólio.

Referências:


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 2004.
MORENO, Montserrat. Como se ensina a ser menina: O sexismo na escola. São
Paulo: Moderna, 1999.
BRUNELLI, Delir. O que é mesmo gênero. In: Sonhos e sementes: Reflexões sobre
gênero e vida consagrada. Rio de janeiro: Cadernos da CRB, 2000.
CARVALHO, Lidiane R.
site: O sabetudo.com /texto: Lidiane R. Carvalho

Formação de Professor as/es em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais
CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
Módulo: 2 / Unidade: 01/ Textos:  1, 2, 3, 4.

 



    Situações Problematizadoras para reflexão do grupo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário